• Home
  • /
  • Artigo
  • /
  • Desmistificando a indicação do  tratamento medicamentoso para o Sobrepeso e Obesidade

Desmistificando a indicação do  tratamento medicamentoso para o Sobrepeso e Obesidade

 

Desmistificando a indicação do  tratamento medicamentoso para a Obesidade:

 

A Medicina se interessa pelo tratamento do excesso de gordura corporal não só pela questão estética mas também porque se descobriu que a obesidade estava associada com várias doenças.

 

A base do tratamento é dieta, atividade física e mudança comportamental, mas muitas vezes apenas isso não é suficiente. Em muitos casos os obesos perdem peso quando mantidos sob dieta rigorosa, mas muitos acabam recuperando a gordura perdida no longo prazo.

 

As diretrizes sobre o tema demarcam as indicações do uso de medicações com base no índice de massa corporal, doenças associadas (em especial: hipertensão arterial, alteração dos níveis de gorduras e açúcar no sangue, artrose ou apneia do sono). Outros quadros clínicos patológicos de transtorno do comportamento alimentar como a compulsão alimentar também precisam ser avaliados  pelo médico e tratados.

 

No Brasil atualmente temos vários medicamentos autorizados pela ANVISA para o tratamento da Obesidade. Desta forma analisamos individualmente cada paciente e vemos qual é o medicamento ou qual é a associação de medicamentos a mais indicada especificamente para ele.